Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]
Santa Luzia Empresas - Se guia Comercial Luziense
Email: Senha:    
 
     
Esqueceu a senha??
Você esta em: Home » $title » Urgente-juristas-renomados-entram-com-habeas-corpus-no-stf-para-barrar-gilmar-e-impedir-abusos-de-moro.html


Home

Urgente: Juristas renomados entram com habeas corpus no STF para barrar Gilmar e impedir abusos de Moro

Comparato e Bandeira de Mello estão entre os juristas que assinam o HC; eles pedem que STF ponha um fim na baderna jurídica de Moro e Gilmar
Comparato e Bandeira de Mello estão entre os juristas que assinam o HC; eles pedem que STF ponha um término na baderna jurídica de Moro e Gilmar

Do Instituto Lula

Seis dos mais respeitados juristas brasileiros impetraram hoje (20/03), juntamente com os advogados do ex-presidente Lula, habeas corpus no Supremo Tribunal Federal contra decisão injurídica do ministro Gilmar Mendes, que devolveu ao juiz Sergio Moro as ações referentes a Lula na Lava Jato.

No habeas corpus guiado ao presidente do STF, Ricardo Lewandowski, a resguardo de Lula e os juristas pedem que a decisão de Gilmar seja anulada e que as ações sejam mantidas com o ministro Teori Zavascki, que tem a conhecimento sobre o caso Lava Jato no Supremo.

S habeas corpus histórico é assinado pelos juristas Celso Antônio Bandeira de Mello, Weida Zancaner, Fabio Konder Comparato, Pedro Serrano, Rafael Valim e Juarez Cirino dos Santos, junto com os advogados Cristiano Zanin Martins, Valeska Teixeira Zanin Martins e Roberto Teixeira, defensores de Lula.

Os juristas e advogados comprovam que Gilmar Mendes extrapolou e invadiu a conhecimento do ministro Teori, ao resolver uma ação dos partidos oposicionistas PPS e PSDB contra a presidenta Dilma Rousseff, por ter nomeado Lula ministro da Casa Civil.

Na decisão que suspendeu a nomeação de Lula, impedindo que ele possa ajudar Dilma a governar o País, Gilmar Mendes devolveu ao juiz Sergio Moro a meio das ações referentes a Lula na Lava Jato. S próprio Moro havia declinado dessa conhecimento para Teori Zawaski na última quarta feira, quando a presidenta Dilma Rousseff nomeou Lula para a Casa Civil.

Além de invadir conhecimento de outro ministro, Gilmar não poderia ter tomado essa decisão porque ela sequer foi solicitada na ação dos partidos oposicionistas, porque não se pode misturar questões penais numa ação administrativa – porquê é a nomeação de ministros – e porque Gilmar já havia feito prejulgamento do caso, críticas públicas ao PT e ao ex-presidente Lula.

A ação pede ao STF que suspenda o trecho da decisão de Gilmar Mendes que determinou o retorno das ações ao Juiz Sergio Moro, apontando a relevância dos fundamentos e,  ainda, o roupa de Lula já possuir sido vítima de uma séries de arbitrariedades praticadas pela 13a. Vara Federal Criminal de Curitiba.

Ao contrário do que vem sendo falsamente divulgado na prelo, a nomeação de Lula para a Casa Civil não interrompe as investigações, mas as transfere para o núcleo da Lava Jato Brasília. Também é falso manifestar, porquê faz a prelo, que Lula estaria com isso “fugindo” de investigações.

Isto é uma ofensa a Lula e ao próprio STF.

Na verdade, ao tornar-se ministro, Lula passa a responder diretamente à última instância, sem possibilidade de recorrer a outros tribunais, um recta que ele teria se o caso continuasse nas mãos do juiz Moro.

Mais importante é o trajo que Lula não é denunciado de nenhum transgressão, mesmo em seguida a verdadeira devassa e às intimidações a foi submetido nos últimos meses:

– investigações duplicadas sobre os mesmos fatos, pelos Ministérios Públicos de São Paulo e Federal, o que é inconstitucional;

– devassa fiscal de todas as contas do Instituto Lula, da presa LILS Palestras e ações fiscais nas presas que contrataram palestras do ex-presidente desde 2011;

– mais de 40 mandatos de procura e inquietação expedidos contra Lula, sua família e colegas de trabalho (http://www.institutolula.org/violencia-contra-lula-canseira-o-pais-e-o-estado-de-recta)

– quebras de sigilo fiscal, bancário, telefônico e dos e-mails de dezenas de pessoas físicas e jurídicas ligadas a Lula e sua família

– a violenta meio coercitiva, decretada sem fundamento lítico, comparável a verdadeiro sequestro de Lula para prestar prova (http://www.institutolula.org/leia-a-integra-do-prova-de-lula-a-pf-em-14-03 )

– o violento, facultativo, inconstitucional e criminoso pedido de prisão preventiva do ex-presidente por troço de promotores do MP de São Paulo

– o massacre midiático de Lula, por meio de vazamentos ilegais, declarações irresponsáveis de autoridades, falsas delações e invasão sistemática da privacidade, numa vergonhosa cumplicidade entre meios de informação e agentes facciosos do estado.

Mesmo tendo submetido Lula e sua família a métodos injurídicos e antidemocráticos de investigação, intimidação e maledicência, durante mais de um ano, nem a Força-Tarefa da Lava Jato nem os promotores do Ministério Público de São Paulo encontraram qualquer sinal de delito (sobre a denúncia do MPE, vale ler essa estudo: http://emporiododireito.com.br/defeitos-tecnicos-da-denuncia-oferecida-em-face-do-ex-presidente-lula-e-outros-por-afranio-silva-jardim/).

A tudo isso Lula vem respondendo com eminência e serena crédito nas Instituições e nas pessoas que têm a responsabilidade de encarná-las.

Tudo o que Lula quer é contribuir, de todas as formas, com o governo da presidenta Dilma Rousseff, para que o Brasil volte a crescer e gerar empregos, num envolvente de sossego, firmeza e crédito no horizonte.

Como ele afirmou epístola ensejo 18 de março: “Justiça, simplesmente justiça, é o que espero, para mim e para todos, na vigência plena do estado de recta democrático.”

Segue a íntegra do histórico habeas corpus resguardo de Lula e da democracia:

The Urgente: Juristas renomados entram com habeas corpus no STF para barrar Gilmar e impedir abusos de Moro Escrevinhador.

Fonte:Escrevinhador


Todos os direitos Reservados   © - 2024| Hospedado em: Hospedeme  Rss Facebook Siga-me no Twitter You Tube
Desenvolvimento F7 Sistemas
Pinterest