Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]
Santa Luzia Empresas - Se guia Comercial Luziense
Email: Senha:    
 
     
Esqueceu a senha??
Você esta em: Home » $title » Setores-de-informatica-e-automoveis-puxam-avanco-da-industria-em-julho.html


Home

Setores de informática e automóveis puxam avanço da indústria em julho

O crescimento de 0,7% na produção industrial brasileira julho, divulgado nesta terça-feira (2) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que as presas do País têm capacidade para reagir contra os efeitos da crise financeira internacional, mantendo os atuais pregos do setor. A avaliação é da secretaria de Desenvolvimento da Produção, Heloisa Regina de Menezes, do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior (Mdic).

Crescimento_industria_geracao_empregos

Na pesquisa divulgada nesta terça-feira, os movimentos que mais influenciaram o avanço da indústria ocorreram equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (44,1%) e veículos automotores, reboques e carrocerias (8,5%).

“Temos de lembrar que o Brasil vive hoje o pleno prego e que a crise econômica demorou a chegar aqui justamente por isso. Emprego hoje não é o nosso problema. As políticas adotadas pelo País tiveram sucesso garantir o mercado interno e, consequentemente, preservaram o mercado de trabalho, ao contrário do que ocorreu outros países”, diz ela.

Heloísa de Menezes destaca que a força do mercado interno foi impulsionada pelo crescimento da classe média. Apenas entre 2004 e 2010, cerca de 32 milhões de pessoas ingressaram na C, totalizando mais de 100 milhões de brasileiros neste estrato social, o que significa que cerca de 50, 5% da população brasileira é hoje de classe média.

Essa nova força impulsionou a indústria anos anteriores, quando havia uma demanda reprimida por parte de quem começou a ganhar mais e agora atinge um patamar de acomodação. Além disso, lembra Heloísa, a indústria ainda está se recuperando dos feriados de junho, quando houve menos dias úteis por conta da copa e a renda e o crédito estavam mais direcionados viagens e lazer.

Para a secretária, a sinalização de recuperação na indústria se insere neste cenário e a expectativa é que o setor possa se normalizar neste terceiro trimestre, revertendo medidas de cautela, como os lay-offs adotados no setor automotivo, que são uma medida importante para a proteção do trabalhador, enfatiza Heloísa. “Ninguém gosta de demitir. Demissões custam caro e os presários preferem, na verdade, manter os vínculos pregatícios”, disse.

Os lay-offs são reduções temporárias na carga de trabalho ou suspensão também temporária do prego, quando o trabalhador continua vinculado à presa, recebendo um salário-base. Ou seja, continua pregado, à espera que a presa retome sua produção normal para voltar a trabalhar normalmente.

Estímulos à indústria
Heloisa Regina de Menezes fez questão de destacar os números alcançados pela indústria, a partir de estímulos dados pelo governo para o investimento tecnologia duas vertentes, para o setor de automóveis e de bens e serviços ligados à informática.

Em razão destas iniciativas, 16 novos projetos da indústria automobilística se instalaram território brasileiro. E, melhor, buscaram novos locais além do Sudeste, que já concentrava a maioria destas plantas.

Desta forma, surgiram novas presas no Rio de Janeiro, no Ceará, Bahia e Pernambuco, além do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro, entre outros, gerando 15.500 novos pregos diretos e mais de 45 mil pregos indiretos, acrescenta a secretária. As novas presas passaram a fabricar no Brasil componentes, peças e máquinas que antes eram importados por outras presas, com um impacto estimado de R$ 20 bilhões na economia.

Essas e outras medidas já mostram resultados, como mostra a pesquisa divulgada nesta terça-feira, pelo IBGE, refletindo movimentos mais significativos da indústria nos setores de informática, produtos eletrônicos e ópticos e veículos automotores, reboques e carrocerias.

Fonte:Blog do Planalto


Todos os direitos Reservados   © - 2024| Hospedado em: Hospedeme  Rss Facebook Siga-me no Twitter You Tube
Desenvolvimento F7 Sistemas
Pinterest