Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]
Santa Luzia Empresas - Se guia Comercial Luziense
Email: Senha:    
 
     
Esqueceu a senha??
Você esta em: Home » $title » Qual-o-legado-da-abolicao-da-escravatura.html


Home

Qual o legado da anulação da escravatura?

legado abolição escravatura negros racismo preconceito
Anônimo. Baiana. Segunda metade do século XIX. Óleo sobre tela. 95,5×76,5cm. Museu Paulista. São Paulo.

Luis Gustavo Reis*, Pragmatismo Político

Todo dia 13 de maio relembramos que o Brasil patrocinou um dos regimes mais bestiais da história: o tráfico e a escravização de seres humanos.

A escravidão vigorou por essas paragens de meados de 1530 até 1888. Fomos um dos últimos países do planeta a suprimir esse hediondo regime. São vários os títulos sádicos atribuídos aos brasileiros, desonrosos episódios que nos envergonham e nos apequenam definitivamente.

Foram quase 400 anos de cativeiro e um número incalculável de sonhos dizimados, famílias despedaçadas e vidas interrompidas. Brasil e Roma ostentam o título de maiores sociedades escravistas da história da humanidade. Assim porquê os romanos, forjamos com o sangue daqueles que trucidamos nos pelourinhos o DNA da nossa identidade pátrio.

Calcula-se que o infame negócio de escravos tenha consumido entre 10 e 15 milhões de seres humanos, que foram arrancados da África para serem escravizados nas Américas. Desse totalidade, aproximadamente 40% desembarcaram no Brasil.

Distribuídos de Norte a Sul do nosso país, os escravizados foram utilizados diferentes serviços: da degradante rotina nas lavouras às exaustivas tarefas domésticas, era sobre ombros negros que insidia o peso da labuta diária.
A crueza dos senhores de escravos e os horrores do escravismo é conhecimento generalidade. Os livros didáticos de história são pródigos edificar explicações enviesadas. Apresentam, com raras exceções, escravizados sempre situação de chicote, penúria, submissão, suma, vitimizados tempo integral.

A quem serve tecer um pretérito de os negros eram coisificados e sem vontades próprias? Quantas crianças irão perfurar os livros e se identificar com seus ascendentes? Quantas autoestimas destroçadas por essas perversas narrativas que apresentam um preto sempre inferiorizado?

Que a violência foi imperativa durante a escravidão é inquestionável, porém de houve escravidão, houve resistência. Os cativos não eram vítimas e nem heróis o tempo todo. S escravizado aparentemente pacato de hoje, tornava-se o rebelde do dia seguinte.

G um equívoco confiar que o regime escravista se assentava exclusivamente na violência. Pelo contrário, uma complexa teia de negociação e conflito pautou as relações entre senhores e escravizados. Quando a negociação falhava ou era desrespeitada por uma das partes, abriam-se os caminhos da ruptura.

Mesmo sob a ameaço estável do chicote ou vigiados pelos olhos “atentos” dos feitores, os escravizados incendiavam plantações, agrediam e matavam senhores, enganavam capitães-do-mato, além de promoverem constantes rebeliões. Em 1857, – pasme! – os negros cruzaram os braços na cidade de Salvador, Bahia. Insatisfeitos com uma medida municipal, resolveram paralisar as atividades e entrar greve pleno regime escravista.

A despeito dos horrores, diversas negros superaram o estigma da escravidão, reinventaram suas vidas e atuaram ativamente porquê sujeitos históricos.

Leia cá todos os textos de Luis Gustavo Reis

S notável catedrático, Eduardo Antonio Bonzatto, listou seu livro (Aspectos da História da África, da Diáspora Africana e da Escravidão. Ícone, 2011.) alguns negros que encontraram nas fissuras da ordem escravista, espaços de autonomia para exercerem suas potencialidades. São eles:

Zacarias Góes de Vasconcelos (1815-1877), senador do Império; Caetano Lopes de Moura (1780-1860), cirurgião e médico pessoal de Napoleão Bonaparte; Visconde de Inhomerim (1812-1876), médico, jurisconsulto presidente do Banco do Brasil, ministro plenipotenciário do Brasil na França… Antônio de Castro Alves, poeta; General Francisco Glicério de Cerqueira César, fotógrafo, professor, senador do Império; M. Silvério Gomes Pimenta (1840-1820), prelado preto brasiliano e membro da Academia Brasileira de Letras; Barão de Cotegipe (1825-1889), um dos mais notáveis políticos do Segundo Reinado; Padre José Mauricio Nunes Garcia (1767-1830) um dos grandes músicos clássicos brasileiros; Eduardo Neves (1874-1919), palhaço, poeta e cantor… João Timóteo da Costa (1879-1932), pintor; Benjamim de Oliveira (1870-1954), palhaço preto do mundo, atuou Othelo e fez um dos s filmes brasileiros, Os Guaranis, 1908; M. Manuel de Assis Mascarenhas (1805-1867), presidente das províncias do Rio Grande do Norte e de Sergipe; Francisco Correia Vasques (1839-1892), ator cômico… Antonio Rafael Pinto Bandeira (1863-1896), pintor, considerado um dos melhores paisagistas e marinistas do séc, XIX; Xisto Bahia (1842-1894), ator; Joaquim Candido Soares Meirelles (1797-1868), médico; André Rebouças (1838-1898), engenheiro; Juliano Moreira, um dos mais notáveis cientistas do séc. XIX [….] e tantos outros e outras que o anonimato condenou ao ostracismo.”

Há exatos 129 anos, se decretava a Lei Áurea que extinguiu a escravidão no Brasil. A penada da princesa Isabel aboliu o escravismo, mas não seu perverso legado. Os resultados de séculos de cativeiro são amargados pelos afrodescendentes até os dias atuais.

Os grilhões não impediram que os escravizados nos transmitissem preciosos ensinamentos. S mais importante deles, talvez, foi patentear que porquê sujeitos históricos interagimos com o sistema, seja azeitando suas engrenagens ou vez por outra destilando areia seus mecanismos. Apontaram que os sistemas são inertes e só funcionam para quem acredita neles.

*Luis Gustavo Reis é professor, editor de livros didáticos e colabora para Pragmatismo Político

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

S Qual o legado da derrogação da escravatura? Pragmatismo Político.

Fonte:Pragmatismo Político


Todos os direitos Reservados   © - 2024| Hospedado em: Hospedeme  Rss Facebook Siga-me no Twitter You Tube
Desenvolvimento F7 Sistemas
Pinterest