Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]
Santa Luzia Empresas - Se guia Comercial Luziense
Email: Senha:    
 
     
Esqueceu a senha??
Você esta em: Home » $title » Pouco-eficazes-leis-de-fake-news-se-espalham-pelo-mundo.html


Home

Pouco eficazes, leis de fake news se espalham pelo mundo


Ao menos 16 nações criaram nos últimos anos legislações próprias para combater a disseminação de desinformação nas redes sociais

Em novembro, um político da oposição de Singapura fez uma postagem em seu Facebook com críticas a investimentos feitos pelo fundo soberano lugar. Dias depois, Brad Bowyer se tornou a primeira pessoa do país a ser enquadrada em uma novidade lei contra fake news. 

Assim porquê a cidade-Estado asiática, outras 15 nações do planeta também criaram nos últimos anos legislações próprias para combater a disseminação de desinformação nas redes sociais, segundo levantamento feito pelo americano Instituto Poynter, que pesquisa o objecto. 

O alcance e as regras de cada uma dessas leis, porém, variam bastante. Na Alemanha, por exemplo, o projeto reconhecido em 2017 estabelece que redes sociais com mais de 2 milhões de usuários (o que inclui plataformas porquê o Facebook e o Twitter) têm até 24 horas para retirar do ar postagens com teor “obviamente ilícito” –a definição inclui, por exemplo, ameaças de crimes ou acusações infundadas contra uma pessoa.

Devido ao grande número de postagens já bloqueadas pelo mecanismo, o país debate uma revisão da lei. 

O foco é bastante dissemelhante da regra aprovada na Tailândia, que vive sob o comando de uma junta militar desde 2014. No país, quem fizer acusações contra as Forças Armadas ou a família real que sejam classificadas porquê fake news pode ser recluso.

Para Cristina Tardáguila, diretora-adjunta da IFCN (Rede Internacional de Fact-Checking) e fundadora da Filial Lupa, uma das maiores dificuldades nesse tipo de legislação é conseguir definir com precisão o que é uma fake news.

No caso de Singapura, por exemplo, Bowyer (que nasceu no Reino Unificado, mas tem a cidadania lugar), teve que mudar seu post para acrescer uma mensagem avisando que a asseveração não era verdadeira com um link para um enviado do governo depois receber uma ordem do Ministério da Herdade lugar de que estava divulgando uma informação errada.

Uma grande letreiro com a termo “false” (falsa) em letras vermelhas também foi incluída em cima da publicação. Ele corria o risco de ser recluso se não cumprisse a ordem. O país tem um governo considerado dominador, e o mesmo partido está no poder desde a independência da Malásia, nos anos 1960.

O caso chamou a atenção porque a Ásia é o lugar do planeta na qual as leis contra fake news têm ficado mais comuns. Vietnã, China, Mianmar e Sri Lanka, entre outros, já têm legislações do tipo.
Para Tardáguila, a região entrou em um caminho sem volta. Na Índia, onde a divulgação de boatos via WhatsApp causou uma série de confrontos étnicos, a população tem demonstrado base a essas regras desde que elas sejam utilizadas sem fins políticos.

Esse é um dos grandes desafios dessas leis, de contrato com o jurisconsulto Björnstjern Baade, que pesquisa o tema na Universidade Livre de Berlim.

“O dilema da legislação legítima de fake news é que ela procura proteger a liberdade e a integridade do exposição democrático o restringindo”, afirma.

Assim, ele considera que em alguns casos as leis podem ser úteis, principalmente em países democráticos porquê a Alemanha e a França (onde a norma de 2018 obriga as plataformas a aumentar a transparência de anúncios eleitorais).

“Com certeza é legítimo que Estados proíbam a disseminação em larga graduação de afirmações falsas através de contas falsas de Twitter”, afirma Baade. “Obrigar as mídias sociais a ajudarem a resolver essa questão é uma forma sensata de fazer com que as obrigações legais sejam implementadas na prática”.

Por outro lado, muitos regimes autoritários têm usado as novas leis para perseguir a oposição e jornalistas que tentam investigar e denunciar os governos locais.

O maior exemplo disso é no Egito, diz Courtney Radsch, diretora do CPJ (Comitê para a Proteção dos Jornalistas). O país, que vive sob a ditadura comandada por Abdel Fattah el-Sisi desde 2014, tem usado uma novidade lei contra fake news para ordenar a prisão de opositores.

Segundo o CPJ, dos 30 jornalistas atualmente presos no mundo por disseminar notícias falsas, 21 estão no Egito. A entidade registrou a primeira detenção do tipo no planeta somente em 2012 e desde logo o número vem aumentando todos os anos.

“Logo, quando as pessoas me perguntam se essas leis têm funcionado, eu digo que depende”, diz Radsch. “Porquê forma de moderar a disseminação de fake news, elas não têm sido eficientes. Mas se o objetivo é permitir que os governos controlem a discussão online e ataquem a liberdade de frase, elas tem funcionado muito muito.”





Nascente Notícia -> :Fonte Notícia


Todos os direitos Reservados   © - 2024| Hospedado em: Hospedeme  Rss Facebook Siga-me no Twitter You Tube
Desenvolvimento F7 Sistemas
Pinterest