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Os segredos das franquias de sucesso em cidades pequenas – Pequenas Empresas Grandes Negócios


O mercado de franquias faturou R$ 167,1 bilhões em 2020, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Secção desse resultado saiu de empresas com sede no interno e no litoral do Estado de São Paulo, regiões que contam atualmente com 198 redes de franquias, com mais de 15,8 milénio unidades espalhadas em todo o País. Uma dessas redes é a Tio Coxinha Franchising, que abriu sua primeira loja em Caraguatatuba, no litoral setentrião de São Paulo, em 2013, e implantou o padrão de franquias em 2016.

Elizabete Monteiro, uma das sócias da rede, conta que, de início, nem tinha teoria do que era um padrão de franquia. Mas quando as pessoas começaram a procurar os produtos para revender, “a ficha caiu”. “Eles não buscavam somente as coxinhas, pois todo mundo faz. Eles queriam usar a nossa marca, que oferecia um diferencial e um público consolidado. É generalidade escutar clientes falando que não têm exclusivamente vontade de consumir coxinha, mas sim ‘consumir Tio Coxinha’. Foi aí que buscamos saber o mercado e aprendemos com o escora do Sebrae-SP.”

Elizabete Monteiro, proprietária da franquia Tio Coxinha (Foto: Ricardo Matsukawa / Ricardo Yoithi Matsukawa-ME / Sebrae-SP)

Elizabete Monteiro, proprietária da franquia Tio Coxinha (Foto: Ricardo Matsukawa / Ricardo Yoithi Matsukawa-ME / Sebrae-SP)

A empreendedora conta que teve uma vida bastante difícil desde párvulo, sem ter o que consumir. Já adulta, desempregada, tentou estrear a empreender com costura, mas não deu claro apesar do investimento feito com toda a suplente da família para a compra das máquinas. Passou logo a fazer chocolates. Trabalhava dia e noite na produção com as filhas enquanto o marido vendia os doces na rua.

A demanda cresceu e eles viram obrigados a buscar máquinas para facilitar, quando conheceram as de coxinhas. Ela conta que não sabia fazer salgados, mas aprendeu com uma amiga para a sarau de 15 anos de uma de suas filhas. Se, no início, com a produção caseira, não conseguiam vender nem milénio salgados por semana, com a máquina passaram a fazer três milénio por hora.

De pacto com a empreendedora, a falta de conhecimento no objecto foi um dos principais desafios no início. Elizabete teve de elevar, principalmente, o controle da secção financeira. “Não misturar os bolsos. O que é da empresa é da empresa e o que é seu é seu”, destaca. “O Sebrae-SP nos ajudou muito nesta questão, assim porquê em planejamento, marketing e orientações legais para a formatação de franquia.”

Elizabete Monteiro, proprietária da franquia Tio Coxinha (Foto: Ricardo Matsukawa / Ricardo Yoithi Matsukawa-ME / Sebrae-SP)

Elizabete Monteiro, proprietária da franquia Tio Coxinha (Foto: Ricardo Matsukawa / Ricardo Yoithi Matsukawa-ME / Sebrae-SP)

Atualmente, Elizabete conduz a Tio Coxinha Franchising em sociedade com o seu marido, Jefferson Monteiro, e os sobrinhos Tiago Correia e Nayara Pires. A empresa produz mais de 150 milénio salgados por dia nas 12 lojas da rede localizadas nos municípios de Caraguatatuba (3), São Sebastião (3), Ilhabela (2), Ubatuba, Pindamonhangaba, Guarulhos e São João Del Rey, em Minas Gerais. Destas, três unidades foram inauguradas já em meio à pandemia de Covid-19.

Mas a história por trás do sucesso da marca vai além da gestão: está ligada ao propósito de vida de Elizabete. “Minha procura pessoal porquê mãe e o objetivo de mudar minha vida e da minha família me mantêm firme em meio à crise. Tratado de manhã pensando que outras famílias também dependem desse negócio, pois também depositaram seus sonhos na empresa”, comenta.

Assim porquê no caso de Elizabete, foram a premência e o propósito que deram origem à Mansão de Bolos, fundada por Sônia e o fruto Rafael Ramos. Ele conta que tudo começou quando perdeu o em prego e precisaram encontrar uma maneira de complementar a renda. Assim, a teoria de fazer bolos caseiros ganhou não só as ruas de Ribeirão Preto em 2010, porquê de bolo em bolo e muito boca a boca o negócio prosperou logo nos primeiros anos.

RECEITA DE SUCESSO

Franquia da Casa de Bolos (Foto: Divulgação)

Franquia da Morada de Bolos (Foto: Divulgação)

Nos meses iniciais, perceberam que os bolos feitos diariamente começaram a perfazer antes do previsto. Surgiu logo a premência de aumentar a produção para atender à demanda, de forma gradativa.

“Assim, fazíamos um pouquinho a mais todo dia na esperança de que venderíamos tudo. Procuramos estruturar o negócio e já em 2011 entramos para o franchising. No primeiro dia de produção foram 21 bolos, hoje são 55 milénio por dia em toda a rede”, comemora Rafael, que exerce hoje a função de diretor de marketing da franquia que conta atualmente com 393 lojas em 183 municípios brasileiros.

Mas até chegar à graduação de hoje foi necessário muita farinha. O negócio foi se transformando com o tempo, já que a Morada de Bolos começou quando não existia no mercado uma loja de bolos caseiros, no sumo, pessoas que produziam em moradia de maneira informal. Muitos chegaram a suspeitar do potencial do resultado e da possibilidade de produção em grande graduação, mas a estruturação correta do padrão de negócio proporcionou a consolidação e a prosperidade do empreendimento. “Foi também um duelo fazer com que todos os nossos bolos preservassem a mesma qualidade e carinho da produção caseira da minha mãe, mas felizmente temos conseguido realizar o trabalho com bastante sucesso”, afirma Rafael.

A empresa possui uma estrutura de suporte e know how em que o conhecimento é transmitido e disposto em prática tanto no início da operação por meio do meio de treinamento quanto por meio do suporte prestado por uma equipe de consultoria de campo. A organização é tamanha que, mesmo em meio à pandemia, inauguraram 31 lojas, além de terem 25 em período de implementação em oito Estados brasileiros. “A Lar de Bolos é um sonho que se realizou e foi preciso muito trabalho e perseverança para invadir o sucesso. Antes de ter um negócio, é preciso ter um propósito. Em momentos adversos porquê o que enfrentamos agora, é justamente o propósito que nos mantém firmes – sabermos o porquê de realizarmos a nossa atividade e qual o impacto gerado. Com isso não há zero, nem mesmo crise, que pode nos desencorajar na procura dos nossos objetivos”, conclui.

ATRATIVIDADE

Elizabete Monteiro, proprietária da franquia Tio Coxinha (Foto: Ricardo Matsukawa / Ricardo Yoithi Matsukawa-ME / Sebrae-SP)

Elizabete Monteiro, proprietária da franquia Tio Coxinha (Foto: Ricardo Matsukawa / Ricardo Yoithi Matsukawa-ME / Sebrae-SP)

Mas o que torna o padrão de franquias atrativo? Essa não é uma resposta simples por conta da subjetividade de cada negócio. Mas a vantagem que fazem muitos partir para o franchising é a escalabilidade com menos investimento a médio prazo. “No início, os empreendedores vão precisar investir um pouco mais, porém depois a primeira ou segunda unidade, a expansão se torna menos onerosa em confrontação a filiais, proporcionando ainda mais escalabilidade”, explica o consultor de negócios do Sebrae-SP Adelmo Solera.

O consultor ressalta que, para uma franquia dar perceptível, empreendedores precisam fazer porquê a Tio Coxinha e a Mansão de Bolos: é necessário testar muito a unidade-piloto, estimar o potencial em outras regiões reconhecer-se de que há condições de gerir e atender outra unidade. Ou por outra, é importante também se notar a detalhes cruciais do padrão de negócio, porquê ter uma estrutura básica, oferecer treinamento aos franqueados e, evidente, ter recursos financeiros suficientes para prosseguir. “Muitas vezes as pessoas se empolgam. Entendem que começaram o negócio e se acham prontos antes mesmo de planejarem toda a formatação da franquia. A dica de ouro é planejamento. Não tem sigilo. É preciso paciência, foco, propósito e planejamento”.

MODELO DE FRANCHISING

O consultor de negócios do Sebrae-SP Adelmo Solera cita cinco passos fundamentais para quem está pensando em entrar com sua empresa no mercado de franquias.

DIFERENCIAL E NOVIDADE – Verifique se a teoria ou negócio é de veste uma novidade ou até mesmo se possui um diferencial que pode ser transformado em franquia. Vale lembrar que atendimento nem sempre é um diferencial. Fazer dissemelhante pode ser uma receita, a forma de oferecer o resultado ou serviço e até mesmo um modo de atuar que se torne atrativo para os clientes.

PLANO DE NEGÓCIOS/FINANCEIRO – É fundamental idealizar o projecto dentro da unidade que já existe ou será montada, assim porquê já visualizar no projecto uma segunda unidade. Ou por outra, vale pensar em quantas pessoas são necessárias, em seus fornecedores, averiguar a rossio, calcular o investimento inicial e o capital de giro necessário, estudar o ponto de estabilidade, entre outros temas para não entrar de olhos vendados no projeto. O projecto é dinâmico: o que deve ser escrito à lápis para sempre ser revisado. O que projetamos hoje pode ser desarranjado ao longo do período, verificando os possíveis ajustes necessários.

PREOCUPAÇÃO COM A MARCA – O registro da marca nos órgãos competentes, porquê o Instituto Pátrio de Propriedade Industrial (INPI) é extremamente importante, uma vez que demonstra solidez e confiabilidade e o mau uso da marca. Um erro generalidade dos empreendedores é não registrar as marcas previamente, preocupando- se exclusivamente depois que a expansão já começou. Isso gera dores de cabeças desnecessárias.

BUROCRACIA – Não tem porquê evadir da consulta com profissionais especializados, porquê advogados e contabilistas. Eles vão ajudar com os documentos necessários, tais porquê a Circunvalar de Oferta de Franquia (COF), contratos, modificação das atividades da empresa e/ou buraco de uma novidade e demais obrigações e diretos de sua franquia.

FAZER UM PLANO DE MARKETING INICIAL – O estudo da divulgação é fundamental, porque vai identificar quais são os meios de informação mais efetivos para a divulgação da marca ou resultado. Vai facilitar também na visão de porquê isso vai ser cobrado e rateado entre os franqueados, muito porquê atingir regionalmente e localmente o público-níveo. É muito importante para saber os canais que serão usados e ter isso porquê uma obrigatoriedade da franquia.





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