Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]
Santa Luzia Empresas - Se guia Comercial Luziense
Email: Senha:    
 
     
Esqueceu a senha??
Você esta em: Home » $title » O-terror-das-panelas-vazias-por-fabio-de-oliveira-ribeiro.html


Home

O terror das panelas vazias, por Fábio de Oliveira Ribeiro


Foto El País

O terror das panelas vazias, por Fábio de Oliveira Ribeiro

Em 07 de agosto de 2015 publiquei cá mesmo no GGN minhas impressões sobre o panelaço contra Dilma Rousseff que não ocorreu no condomínio em que eu moro. Muita coisa mudou desde logo.

A demoníaca coligação entre banqueiros, juízes, parlamentares e prelo conseguiu derrubar um governo brasiliano legitimamente eleito. Depois a soberania popular ter sido removida da estádio política, o sistema constitucional de 1988 começou a ser desmantelado por Michel Temer. Programas sociais foram interrompidos, direitos trabalhistas e previdenciários foram revogados, despesas públicas com saúde e ensino foram limitadas a um teto, etc… Sequestrado pelos bilionários brasileiros e estrangeiros, o Estado brasiliano voltou a ser o carrasco dos pobres.

Os brasileiros foram levados à confiar que o neoliberalismo diminuiria a taxa de desemprego e aumentaria a renda média dos trabalhadores. O que ocorreu foi justamente o oposto. A participação dos salários no PIB despencou e o desemprego não diminuiu. A única coisa que aumentou foi o subemprego e o trabalho por conta sob o comando de algorítimos (que pode muito muito ser chamado de escravidão pós-moderna).

Além de derrubar Dilma Rousseff, a prelo se esforçou muito para inviabilizar a eleição de Fernando Haddad. A vitória de Jair Bolsonaro também foi garantida pelos juízes, pois eles impediram que Lula disputasse a eleição.

Depois assumir a presidência, o mito deu seguimento às reformas neoliberais. Um ano depois a população começou a perder a paciência. Os investimentos internacionais prometidos não vieram. O incremento da economia foi mínimo. O desemprego continua tá e a renda das famílias segue declinando.

Sob todos os aspectos o governo Bolsonaro é um fracasso, mas ele vinha conseguindo se manter em razão de ter conseguiu prometer o aumento da rentabilidade dos banqueiros. O mal estar causado pelas trapalhadas da família Bolsonaro foram contornadas pela prelo e toleradas pelo Parlamento e pela cúpula do Judiciário.

No momento em que o mito começou a hostilizar e agredir jornalistas e a ameaçar a autonomia do Congresso e do STF as coisas começaram a mudar. A disposição da prelo, das autoridades e da população para tolerar os abusos de um governante que atende exclusivamente as expectativas dos banqueiros chegou ao término. Ontem e hoje ocorreram panelaços em diversas cidades brasileiras. No condomínio em que em moro a população também se manifestou https://twitter.com/FabioORibeiro/status/1240416637846802433.

Fiz questão de registrar o incidente, pois Bolsonaro foi eleito pela periferia. O mito tinha muitos admiradores e eleitores no condomínio em que eu resido. Mas agora a periferia também está batendo panelas, pois elas ficaram vazias. As despensas serão esvaziadas em breve por desculpa da catástrofe econômica produzida pela peste do coronavírus.

Bolsonaro está tentando usar a pandemia para fortalecer sua imagem de líder possante. Mas o que ele conseguirá fazer é pintar um cândido nas costas.

O combate ao COVID-19 tem tudo para dar incorrecto no Brasil, pois o mito tirou o controle das ações das mãos de um profissional (o Ministro da Saúde) e o colocou nas mãos de um amásio (o general Braga Netto). Os recursos alocados para moderar e derrotar a pandemia são insuficientes. Os estragos econômicos que ela produzirá nas camadas mais pobres da população (nas quais devemos colocar os comerciantes fadados a falir por falta de clientela) não serão remediados sem uma transferência massiva e a fundo perdido de recursos públicos para a sociedade (um pouco que não foi nem mesmo cogitado pelo governo).

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor

Assine e faça secção desta marcha para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e poderoso.

Assine agora





Manancial Notícia -> :Fonte Notícia


Todos os direitos Reservados   © - 2024| Hospedado em: Hospedeme  Rss Facebook Siga-me no Twitter You Tube
Desenvolvimento F7 Sistemas
Pinterest