O “H” da questão – Startupi
* Por Ivanir França
Para que servem, quantas são e o que “pode e não pode” na relação heading tags e SEO?
Há algumas semanas fiz uma publicação no quadro “pitaco do dia” sobre SEO. A publicação serve para lembrar e trazer coisas básicas, que em universal não são feitas nos sites – tem incerteza, escolha um aleatório e faça uma varredura de SEO, dá susto, sério.
Dito isso, e partindo do concepção de ser simples, e da máxima: “o capital é avançado”, (Bazon, Felipe), a teoria da postagem era apresentar de maneira rápida e didática o que é?, para que serve? e uma dica rápida de porquê fazer. Eis que um glosa, muito pertinente do Dilmar Ames, trouxe tópicos além, que dão um refino ao SEO e isso acabou levando a leste material sobre as heading tags.
Mas começando do prelúdios:
<h2>O que são heading tags?</h2>
Tecnicamente os Hs (h1, h2, h3 … e h6) são elementos de HTML que implicam na quebra de parágrafos para renderizar um cabeçalho. Má eim?
De forma simples, elas apontam no código o que é mais ou menos importante em uma estrutura HTML. Para o Google é porquê um planta, pois mostra a jerarquia de relevância dos títulos dentro de uma página.
Um pouco mais ou menos assim:
<h1>Libreria del França</h1>
<h2>Novelistas</h2>
<h3>Novelistas Latinos</h3>
<h4>Novelistas Colombianos</h4>
<h5>Gabriel García Márquez</h5>
<h6>Cien años de soledad</h6>
Porquê estamos falando de jerarquia, o H1 sempre será mais importante que o H2 e assim por diante. Logo, se a sua termo chave (pc) for “Libreria del França” ela deve estar no H1, para facilitar o entendimento do Google na entrega do melhor teor ao usuário. Mas lembre de grafar títulos com a pc se isso for relevante e que façam sentido e sejam naturais.
“Usamos as tags H para entender melhor a estrutura do texto em uma página”, John Mueller, Google.
Importante: ter a pc no H1 é importante, mas lembre de responder a intenção do usuário. Se ele estiver buscando por Gabriel García Márquez, a lógica supra poderia ser outra e logo seria provável edificar uma página interna otimizada à procura, tendo o h1 porquê: “Gabriel García Márquez”. Para saber mais sobre as buscas que retornam a você: Search Console.
<h3>Tag Title</h3>
Há também a tag title, uma marcação HTML que define o título da página. Em SEO, o title é um dos elementos mais importantes para a otimização onpage. Nas regras de jerarquia o title tem predominância sobre as headings tags.
Na imagem, temos uma teoria prática do concepção. A tag title retorna a procura exata, enquanto as heading tags (h1) de algumas pilar pages funcionam porquê elementos de espeque aos dados estruturados (responsável por exemplo) do portal.
<h2>Porquê usar as headings tags</h2>
O primeiro ponto que você precisa saber é: não há premência de usar todas as Hs em um teor. Dependendo do material, pode possuir somente um H1 e o teor ou um H1 e um H2. Isso vai variar de teor para teor.
Porém, mas, todavia, venerando público pagão, não pulem as tags, saltando da H1 para a H3 por exemplo. Outro ponto – motivo inicial do teor – é a questão: posso ou não ter duas tags H1 em um teor?
Na prática pode:
Pergunta : ” Quantas tags h1 devem ser usadas em uma única página ?”
Resposta : “Quantas você quiser”. John Mueller, Google
A linguagem HTML5 possibilita que não haja conflito entre as tags. Mas – sempre há um mas – pense nas lógicas de jerarquia e principalmente na experiência do usuário e pergunte-se, o que faz mais sentido para você?
Pessoalmente prefiro partir do obrigatório muito muito feito, o que em SEO já é muita coisa, e deixar para fazer testes mais profundos depois solidar estruturas, tráfico e público. E, de novo, porquê sempre há um “mas”, quem define, dentro das regras estipuladas pelo Google, o que é perceptível ou falso em SEO são os seus dados e o conhecimento que você tem sobre seu negócio.
Ivanir França é Jornalista, Roteirista, Cineasta e atual crítico de teor da Delivery Much. Pós-graduado em cinema e graduando em História.
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