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Mercado Livre anuncia investimento na startup de logística Kangu


O Mercado Livre anunciou nesta semana um investimento na startup Kangu, uma de suas parceiras logísticas. O valor da transação não foi divulgado. Renato Pereira, diretor de desenvolvimento corporativo do Mercado Livre, informou que o investimento na Kangu foi motivado pelo seu elevado desempenho porquê parceira logística ao longo dos últimos doze meses.

“A Kangu se destacou porquê um parceiro que consegue se adequar às mudanças e ao desenvolvimento que o Mercado Livre demanda. Em um ano, passamos de 500.000 pedidos por dia para 1 milhão”, disse o executivo à Fiscalização. A estratégia da empresa é a cada vez menos depender dos Correios.

Imagem: Divulgação

A startup brasileira foi fundada em janeiro de 2019 pelos sócios Marcelo Guarnieri, Ricardo Araujo e Celso Queiroz. Os empreendedores deixaram suas carreiras porquê executivos da Fedex para embarcar no empreendedorismo. Depois de montarem uma consultoria própria de logística, decidiram fabricar uma proposta de solução para as entregas de última milha — que fazem os produtos chegarem até a lar do cliente final.

Pontos de coleta nos bairros

A startup logo decidiu atuar em parceria com o pequeno varejo de bairro, porquê papelarias, lojas de roupa e pet shops. Esses pontos comerciais se tornam parceiros da Kangu e atuam porquê ponto de coleta e retirada de mercadoria. Dessa forma, as lojas se tornam centros de coleta de produtos para consumidores que não têm porquê receber as encomendas em mansão durante o horário mercantil.

A estratégia também funciona para logística reversa, assim os clientes podem entregar itens pelos pontos da Kangu. Hoje, são 1.450 estabelecimentos cadastrados em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul.

Há um ano, a startup se tornou parceria do Mercado Livre. Assim, a rede capilarizada da empresa consegue atuar porquê ponto de envio de mercadoria para os vendedores da companhia argentina e porquê lugar de retirada de encomendas para alguns dos seus clientes.

“Os pontos da Kangu são uma forma de ficarmos fisicamente mais próximos dos vendedores. Eles deixam os pacotes em pontos da Kangu e a partir daí nossos veículos os coletam e levam para nossa cárcere de distribuição”, diz Pereira.

Uma das preocupações da startup é não atrapalhar a rotina do negócio de bairro. Por isso, as retiradas são feitas diariamente, para que os lojistas não precisem ter um estoque grande para armazenar os produtos.

Ou por outra, se um determinado ponto de venda começa a ter um fluxo cima, a empresa entende que precisa procurar outras lojas na região para também serem parceiras. “Não queremos que os clientes tenham uma experiência ruim. A entrega e retirada de produtos tem que ser rápida”, disse Ricardo Araújo, copresidente da Kangu, à publicação.

Aos parceiros, a startup oferece uma percentagem por pacote que é deixado e retirado na loja. Além da remuneração direta, os sócios destacam que o serviço acaba atraindo potenciais clientes para dentro do estabelecimento parceiro. “A pessoa pode ir buscar seu novo celular que chegou e encontrar outros produtos de que precisa na loja do parceiro”, afirma Araújo.

Mais investimento na Kangu

Antes do aporte do Mercado Livre, a Kangu havia recebido, em março, um investimento de R$ 6 milhões liderado pelo fundo prateado NXTP Ventures.

O capital, coligado com o boom do e-commerce durante a pandemia, favoreceu a startup. Nos últimos cinco meses, a operação da empresa cresceu cinco vezes. Para os sócios, o prolongamento prova a escalabilidade do padrão criado. Com isso, eles já começam a traçar um projecto de expansão internacional para os próximos anos.

Leia também: Alibaba e Mercado Livre demonstram interesse em comprar os Correios

As informações são da Inspecção





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