“Fabricar o impossível é, diariamente, uma tarefa coletiva”
Para mim, ser dissemelhante é normal. Enfim, porquê filha de pais surdos e sendo ouvinte, posso expressar que minha puerícia não foi exatamente tradicional.
Minhas primeiras palavras foram em Libras. Utilizando a Língua Brasileira de Sinais, falei que estava com lazeira. Mal sabia eu que alguns anos mais tarde isso seria tão emblemático, porquê uma verdadeira miséria de mudança e transformação
É interessante lembrar que, quando o telefone tocava em lar, eu e meus irmãos, ainda crianças, precisávamos resolver quaisquer questões de adulto. Porquê uma CODA (Child of Deaf Adults), eu fui, junto com meus irmãos, uma muchacho tradutor — e para interpretar problemas é preciso, antes de tudo, entendê-los.
Talvez tenha nascido ali o entendimento de que a juventude faz secção das soluções do mundo e a ensino está no meio disso.
UM EXEMPLO PRA MIM, MEU PAI RECUPEROU O ATRASO ESCOLAR E CONSEGUIU TRANSFORMAR SUA VIDA E A DE OUTRAS PESSOAS SURDAS
Na verdade, a percepção da relevância da ensino porquê agente transformador é uma legado.
Meu pai só pisou na escola depois dos 10 anos de idade. Ele vivia na roça com meu avô, que acreditava que, devido à surdez, seu fruto não poderia frequentar uma instituição de ensino
Mas meu pai não só recuperou seu demora escolar porquê, aos 18 anos, se tornou bolsista na Gallaudet University, em Washington, nos Estados Unidos.
Hoje, Antônio Campos de Abreu fala diversas línguas de sinais, é fundador e presidente da Federação Pátrio de Ensino e Integração dos Surdos (Feneis), grupo que ajudou na luta pela Libras no Brasil e é responsável por promover mais qualidade de vida para os surdos.
A ensino transformou a vida dele e isso foi fundamental para transformar a vida de outros surdos
Não há dúvidas de que isso por si só já é uma inspiração para mim: alguém que não tinha perspectiva de horizonte e, de repente, tem entrada a conhecimento, conquista o mundo e, sem receio de parecer piegas, foi capaz de transformar o cenário brasílico para surdos.
É a prova viva que podemos gerar o impossível a partir da ensino.
JUNTO COM OUTROS ALUNOS PARTICIPANTES DE UM PROJETO SOCIAL, CRIEI O EMBAIXADORES DA EDUCAÇÃO
E foi também uma oportunidade educacional que mudou minha própria história. Estudei a maior secção da minha vida em escolas públicas e vi a falta de democratização da ensino de qualidade.
Em 2011, consegui uma bolsa de estudos para participar de um projeto social em Minas Gerais, o NEJ (Núcleo de Empreendedorismo Juvenil) voltado para alunos de escolas públicas, uma parceria com PlugMinas e Sebrae.
Era totalmente dissemelhante do que vivi na escola pública, um método provocador. Era a ensino que eu precisava e onde foi plantada uma semente que casava as ideias de empreendedorismo e ensino
Eu e mais dez alunos do projeto queríamos compartilhar com outros jovens o conhecimento que adquirimos. Nosso libido era fazer com que mais estudantes do ensino público tivessem oportunidades.
E se houvesse um jeito de mais alunos terem oportunidades únicas que mudassem suas vidas? E se os jovens fossem ouvidos e pudessem transformar suas realidades e comunidades? Ter ideias que pudessem ser colocadas em prática e, por que não, mudar o mundo?
Foi com essa inquietação que nós — porquê egressos, sem recursos, em uma rossio, sob o comando de 11 jovens de 18 anos com muita vontade de fazer a diferença — criamos o Embaixadores da Ensino
Em 2013, o projeto virou coletivo. E em 2017, o coletivo virou uma instituição formalizada com foco em ensino disruptiva e transformadora.
Hoje, já impactamos mais de 200 milénio alunos de escolas públicas no país.
A GENTE CONTAVA MOEDAS PARA PEGAR O ÔNIBUS PARA AS REUNIÕES – ATÉ SURGIR A OPORTUNIDADE DE UMA ACELERAÇÃO INTERNACIONAL
Para chegar até cá, foram muitos “nãos”. No início, ninguém topava zero, até que uma escola resolveu admitir o programa onde pudemos implementar uma ensino empreendedora, divertida e envolvente.
A premissa é simples: desenvolver projetos a partir de problemas que o estudante vive em seu dia a dia. Enquanto o aluno transforma a escola dele, ele muda também a comunidade, o entorno, sua veras e de muitas outras pessoas.
Quando em 2017, fomos convidados a concorrer a uma aceleração internacional, vimos ali mais uma oportunidade. Além de inscrever a iniciativa, era necessário ter uma sede e que as lideranças falassem inglês.
Veja muito, nossos encontros aconteciam na Rossio da Liberdade ou na Rossio do Papa, em Belo Horizonte (MG), cidade onde a Embaixadores da Ensino nasceu. A gente literalmente contava moedas para pegar o ônibus para nos reunirmos
Do dia para a noite, conseguimos parceria com um coworking para invocar de sede. Também entramos em uma plataforma para aprendermos inglês.
O pessoal da Pyxera Global, que estava avante da aceleração (três consultores — um da Rússia, um da França e um de Israel — vieram a Belo Horizonte para conduzir o processo), foi muito sincero quando disse que estava apostando na gente, pois ainda precisávamos nos estruturar. Mas eles viram a vontade de mudança e que estávamos dispostos a aprender mais e fortalecer nosso propósito.
A aposta deu manifesto. Hoje, somos uma organização sem fins lucrativos que impulsiona alunos de escolas públicas porquê realizadores, para serem a mudança que sonham ver e protagonistas de suas próprias histórias.
VEMOS NA PRÁTICA COMO PESSOAS INSPIRADORAS DESPERTAM SONHOS E PERSPECTIVAS EM ALUNOS DE ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA
A mobilização chegou ao ponto de ter executivos nas maiores empresas do Brasil que são embaixadores da ensino — porquê iFood, Sympla, Mundo — que porquê pessoas físicas se envolvem nos projetos para edificar pontes para tirar ideias do papel.
Envolvemos marcas, governos, outras instituições e todo mundo que quer fazer secção dessa jornada, porque sabemos que gerar o impossível é, diariamente, uma tarefa coletiva
Por meio do Embaixadores da Ensino, criamos duas poderosas iniciativas, a “Empower” e o “Crie o Impossível”.
A Empower é uma plataforma gratuita que possibilita que alunos identifiquem problemas e criem soluções. Ajudamos os jovens a desenvolver e realizar projetos. Vários deles são selecionados para programas de capacitação, bolsas de estudo para faculdade e até imersões no exterior.
Já o Crie o Impossível é uma iniciativa que nasceu para ser a lição mais inspiradora da vida do aluno e se tornou a maior lição ensejo do Brasil. Reunimos empreendedores, celebridades e figuras públicas com histórias de superação que mostram que não importa de onde você veio, podemos chegar ao sucesso.
Não à toa, nosso lema é “A termo convence, mas o exemplo arrasta”. Vemos na prática porquê pessoas inspiradoras despertam sonhos e perspectivas em alunos de ensino médio da rede pública. Eles saem do evento com ideias — e com vontade de fazer acontecê-las
Na primeira edição, realizada no Estádio do Mineirão, esperávamos ter a presença de 100 pessoas e acabamos com 4 milénio jovens. Na idade, os participantes concorreram a 300 bolsas para a escola do Sebrae, além de vagas em faculdades e intercâmbio no Canadá.
Atualmente, a cada evento, são pelo menos 10 milénio alunos de escolas públicas presentes no estádio da vez — e a lição também é retransmitida ao vivo para milhares de escolas do país.
MOBILIZAMOS PESSOAS, EMPRESAS E CLUBES DE FUTEBOL PARA REDUZIR A DEFASAGEM DOS ESTUDANTES AFETADOS PELAS ENCHENTES NO SUL
Em 2024, na 5ª edição do Crie o Impossível, direcionamos nossos esforços em prol da ensino do Rio Grande do Sul.
Em 2022 já havíamos realizado o Crie o Impossível em Porto Feliz, a teoria era fazer o evento em outra região. Mas quando fui às escolas gaúchas e vi o tanto que as enchentes de maio de 2024 destruíram tudo…
De início, o país inteiro se mobilizou. No entanto, quando as águas baixaram, quando de roupa é necessária mais ajuda para reencetar, o objecto saiu da mídia. O cenário no ensino público era de alunos atrasados no teor, escolas sem estrutura para receber os estudantes e sobranceiro índice de evasão.
Sem recursos, reunimos os professores youtubers mais famosos do Brasil para repassar os conteúdos de maneira dinâmica e divertida. Também fizemos uma comboio presencial em 36 municípios gaúchos, preparando mais de 15 milénio alunos das escolas mais afetadas
Conseguimos engajar novamente a população, times de futebol, empresas e diversas instituições — a ajuda chegou novamente! No término de novembro, 10 milénio alunos marcaram presença no Crie o Impossível que realizamos no estádio Beirada-Rio.
Foram muitos os depoimentos de jovens que queriam desistir e que saíram de lá com a certeza que irão superar. Não tenho incerteza que ali na plateia estavam futuros empreendedores, líderes e visionários de que ainda vamos escutar muito!
A gente acredita que onde há chance para a ensino, há chance para o recomeço. E é extremamente valioso ver isso na prática. Continuo trabalhando para que a exceção se torne a regra.
Cofundadora e CEO da ONG Embaixadores da Ensino, Guilhermina Abreu é idealizadora do Crie o Impossível, projeto que se tornou a maior lição ensejo do país, voltado mormente para alunos da escola pública. Entre outros reconhecimentos, ela figurou na lista Forbes Under 30 e recebeu o Prêmio Pátrio de Ensino Empreendedora da Endeavor.
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