Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]
Santa Luzia Empresas - Se guia Comercial Luziense
Email: Senha:    
 
     
Esqueceu a senha??
Você esta em: Home » $title » Comit-avalia-funcionamento-de-autoescolas-e-feiras-e-impactos-na-economia-acessa-com.html


Home

ACESSA.com


Cidade

Quarta-feira, 17 de junho de 2020, atualizada às 18h17

Da redação

Funcionamento das autoescolas, liberação das feiras livres da Avenida Brasil e da noturna, na Rossio Antônio Carlos, atualização dos dados epidemiológicos do município, novo protocolo para testagens e debates sobre os impactos da pandemia na economia em Juiz de Fora foram os principais assuntos abordados durante a décima reunião do Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19, realizada na noite de terça-feira, 16 de junho.

No início da reunião on-line, o prefeito Antônio Almas apresentou dados atualizados sobre a covid-19 em Juiz de Fora. Nesta mesma terça-feira, a Vigilância Epidemiológica do município registrara mais 62 casos confirmados de pessoas infectadas pelo coronavírus. O número é o maior aglomerado na cidade em um único dia, durante toda a pandemia. Além dos infectados, o boletim revelou mais três mortes de idosos, chegando a 43 óbitos e 956 casos confirmados.

Antônio Almas apresentou também relação de novos bairros com casos confirmados, porquê Estrela Sul e Granville. Os dois concentram, respectivamente, 14 e 13 registros, e entraram para a lista das dez regiões de maior número de moradores com diagnóstico positivo de coronavírus. As outras áreas são: Meio (72), São Mateus (46), São Pedro (32), Bom Pastor (22), Santa Helena (18), Cascatinha (15) e Santa Luzia (13).

O presidente da Dependência de Desenvolvimento de Juiz de Fora e Região, Célio Chagas, se disse preocupado com outra curva que, segundo ele, também está ascendendo: a de pessoas que estão tendo distúrbios mentais por questões econômicas, óbitos por autoextermínio e aumento da violência contra crianças e mulheres, por culpa do isolamento social, entre outras situações.

“Todas as vidas valem iguais. Temos que tomar desvelo com o outro lado também. Sinto falta de estudos epidemiológicos da situação econômica. Tenho diagnóstico pela metade. Sinto falta de dados do outro lado. Má economia traz estragos na vida de qualquer um. Não quero ter a sensação de que estou contribuindo com esta situação econômica que estamos vivendo”, afirmou Chagas.

O reitor da Universidade Federalista de Juiz de Fora (UFJF), Marcus David, fez algumas reflexões baseadas no que Célio Chagas dissera. Ele disse que entende a angústia apresentada, mas acha que, numa crise que traz prejuízos, porquê esta, cada ente federativo deve agir de combinação com sua conhecimento.

“É muito difícil imaginarmos que as consequências econômicas da pandemia podem ser enfrentadas pelo poder municipal. Quem pode adotar as medidas econômicas necessárias é o Governo federalista. É fardo grande trazer leste tema de enfrentamento macroeconômico para dentro do comitê municipal. Hoje já há imenso comprometimento de renda das pessoas, falência das empresas e do sistema financeiro. Enquanto outros países estão aplicando 10% do PIB (Resultado Interno Bruto) no combate à pandemia, o Brasil investe 4%. E também não dá para permanecer culpando prefeitos e governadores pelo isolamento social”, enfatizou Marcus.

O prefeito Antônio Almas também foi enfático ao expor que nunca faltou sensibilidade da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) em relação às dificuldades econômicas: “Durante estes dias buscamos, o tempo todo, salvar vidas. E o colapso da saúde já teria realizado em Juiz de Fora se não tivéssemos trabalhando muito, ampliando leitos, além de outras ações. Optamos por uma instrumento, que é o ‘Minas Consciente’, que se baseou em questões econômicas. Mas, se alguém saber qualquer profissional em epidemiologia econômica, pode trazer para o nosso comitê, para ajudar nas discussões”, afirmou.

Funcionamento das autoescolas

Devido ao retorno dos exames realizados pelo Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), a reabertura das autoescolas de Juiz de Fora entrou na tarifa da décima reunião do comitê. Segundo Antônio Almas, municípios da região já retornaram com estas atividades, causando prejuízos para as empresas da cidade. Inclusive, muitos alunos de Juiz de Fora estão indo para outros municípios, para fazerem as provas e exames de habilitação.

Sobre levante objecto, o dirigente do 4° Departamento de Polícia Social, Gustavo Adélio Lara Ferreira, ficou de colher informações mais detalhadas do Detran para a próxima reunião, que acontecerá na próxima terça-feira, 23.

Feiras livres da Av. Brasil e da Rossio Antônio Carlos

A volta das feiras livres da Avenida Brasil e a noturna da Rossio Antônio Carlos foi colocada em tarifa pela vereadora Ana Rossignoli, representante do Legislativo no comitê. Ela foi incentiva a discutir o ponto depois audiência pública realizada na última segunda-feira, 15, quando os feirantes solicitaram o estudo da possibilidade de liberação destas feiras, já que outras estão em funcionamento na cidade.

O prefeito Antônio Almas informou que estas duas feiras têm a particularidade de reunir muitas pessoas, gerando aglomeração e riscos de contaminação. Ana argumentou que o espaço da Avenida Brasil é bastante extenso e sugeriu que somente o negócio de frutas, legumes e verduras fosse permitido, restringindo o restante. Já a da Rossio Antônio Carlos, a vereadora sugeriu proibir os shows ali realizados, para evitar aglomeração.

O prefeito disse que será necessária avaliação técnica pelas equipes das secretarias de Meio Envolvente e Ordenamento Urbano (Semaur) e de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agropecuária (Sedeta) sobre o caso, e que na próxima reunião fará encaminhamento da proposta.

Novo protocolo para testagens de pacientes

Durante a videoconferência, o prefeito Antônio Almas informou que a partir desta quinta-feira, 18, será adotado pela PJF, em parceria com a UFJF, protocolo mais grande de testagem de pacientes em Juiz de Fora. Além do público-níveo, que já está realizando os testes, pessoas supra de 20 anos, com sintomas (sintomáticas), que procurarem alguma unidade de saúde, poderão também ser testadas. Segundo o professor da UFJF, Fernando Colugnati, “nascente será um passo importante para visualizar porquê está a curva de contaminação no Município”. Apesar desta mudança, ainda não ficou definido o número de testes que serão aplicados nesta no va fita , dependendo das amostras disponíveis nos dois laboratórios universitários.

Conhea nossos planos e servios

(32) 2101-2000

A melhor internet est cá!

Envie Sua Notcia

Se voc possui sugestes de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

+55 32 99915-7720

Comentrios

Ao postar comentrios o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.



Fonte Notícia -> :
Fonte Notícia


Todos os direitos Reservados   © - 2024| Hospedado em: Hospedeme  Rss Facebook Siga-me no Twitter You Tube
Desenvolvimento F7 Sistemas
Pinterest