Cobrar estacionamento de rua será um grande progressão na terreno da carrocracia
Esta semana a Prefeitura do Recife prometeu, mais uma vez, espalhar zona azul pela cidade. Além disso, que iria privatizar o serviço.
Se for mesmo implantada, a Zona Azul pode simbolizar um grande progressão na desmobilização do transporte individual no Recife.
Por cá a população acredita que estacionar na rua é um “recta sagrado”, porquê se o espaço público fosse propriedade pessoal. No mundo todo se ofídio para estacionar nas ruas, já que o carruagem é propriedade pessoal.
Aliás, porquê o mercado se adapta com uma velocidade imensa, percebendo a “oportunidade” de mercado, os flanelinhas passaram a fazer o que o Poder Público já deveria estar fazendo: arrecadando pelo uso do espaço público.
Mas precisa fazer recta, o que já complica quando falamos de Estado.
Privatizar já é um bom início, mas precisa ser um pouco transparente, preferencialmente revertendo 100% do que é arrecadado para a melhoria do transporte público. E também precisa cobrar de verdade, e não a mixaria de R$ 1,00 por 4 horas.
Cobrando o que é correto o flanelinha simplesmente desaparecerá, pois não sobrará oportunidade de mercado para ele.
G porquê se a roubo fosse substituída pelo pagamento de um tributo pelo uso do carro (ou pelo aluguel do espaço púbico).
S instrumento de pagamento já existe, que é o aplicativo do to Digital de Zona Azul. Agora basta mudar a mentalidade.
Nunca é demais lembrar que a Prefeitura vai precisar inaugurar a fazer tudo o que não conseguiu até hoje: colocar ordem na baderna nas ruas. Não consegue sequer organizar o Bairro do Recife, que é uma dimensão limitada, imagine o restante. Distribuir isso pela cidade será um grande duelo para quem sequer consegue tirar os carros das calçadas.
Para quem deu crachá de flanelagem alguns meses detrás, leste é um progressão muito grande.
Fonte:Acerto de Contas