Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]
Santa Luzia Empresas - Se guia Comercial Luziense
Email: Senha:    
 
     
Esqueceu a senha??
Você esta em: Home » $title » Anp-anuncia-que-novo-leilao-para-exploracao-de-petroleo-sera-em-outubro.html


Home

ANP anuncia que novo leilão para exploração de petróleo será em outubro

Petróleo (Foto: Thinkstock)

O governo federal realizará outubro um novo leilão de concessões para exploração de petróleo e gás no país, informou nesta segunda-feira (4/05) a Agência Nacional do Petróleo (ANP) comunicado.

O novo leilão, o 13º organizado pela ANP desde que o Brasil pôs fim 1998 ao monopólio da Petrobras, oferecerá às petrolíferas interessadas direitos para explorar 269 blocos, segundo o órgão regulador. A licitação oferecerá direitos sobre blocos tanto no mar como terra, mas não inclui nenhuma área do pré-sal.

O leilão estava inicialmente previsto para o semestre do ano, mas o governo anunciou março sua decisão de adiá-lo devido à queda das cotações internacionais do petróleo e à crise instalada na Petrobras pelo gigantesco escândalo de corrupção do qual é protagonista.

A ANP divulgou a nova data do leilão pouco depois que o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, anunciou detalhes da licitação um pronunciamento na Offshore Technology Conference (OTC), o maior evento do setor no mundo e que está acontecendo nesta semana na cidade de Houston, nos Estados Unidos.

"Eu gostaria de convidar todos a participar. Será uma oportunidade para presas aumentarem sua participação ou entrarem no mercado brasileiro. Serão oferecidas áreas maduras e também áreas de novas fronteiras e que tem grande potencial", afirmou o ministro diante de representantes das principais petrolíferas do mundo.

saiba mais

  • Mudar fatia da Petrobras leilão no pré-sal não está estudo, diz ministro

Segundo o comunicado da ANP, os blocos oferecidos estão localizados dez bacias sedimentares: Amazonas, Parnaíba, Potiguar (terra), Recôncavo, Sergipe-Alagoas (mar), Jacuípe, Camamu Almada, Campos, Espírito Santo (mar) e Pelotas.

O governo brasileiro fez leilões de direitos para explorar áreas petrolíferas com periodicidade anual entre 1999 e 2008 sob o regime de concessão, mas suspendeu as licitações temporariamente para introduzir mudanças no marco regulador destinadas a garantir maiores receitas ao Estado nas áreas do pré-sal.

Os leilões foram retomados 2013, quando foram realizadas duas rodadas de licitações de jazidas águas pouco profundas e terra sob o regime de concessão.

A ANP também fez 2013 o leilão com as regras do regime de produção compartilhada, aplicadas exclusivamente às reservas do pré-sal.

No último leilão, novembro de 2013, a ANP vendeu apenas 30% das 240 concessões que ofereceu concessão devido ao fato de que a maioria dos blocos licitados estava áreas ainda pouco exploradas e com potencialidade principalmente para gás natural e gás não convencional.

Fonte:Revista Época Negócios


Todos os direitos Reservados   © - 2024| Hospedado em: Hospedeme  Rss Facebook Siga-me no Twitter You Tube
Desenvolvimento F7 Sistemas
Pinterest