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5 tendências de marketing do dedo para 2021


* Por Murilo Borrelli

O ano de 2020 foi provocador em todos os sentidos. Pensando em estratégias para sobreviver no mercado, muitos negócios passaram a investir muito mais em marketing do dedo do que em qualquer outro meio ou plataforma para publicar seus produtos, serviços e estreitar a informação com o consumidor. Nesse período, surgiram muitas novidades em termos de estratégia, ferramentas e tecnologias e, embora o horizonte seja um pouco incerto, as marcas aderiram a essa novidade veras e devem dar ininterrupção a algumas dessas ações em 2021.

Com o provável término da utilização dos cookies e a Lei Universal de Proteção de Dados já em vigor, começa uma novidade era de dados coletados e utilizados pelo marketing do dedo. Essas mudanças estão atreladas a substituição de dados de terceiros por dados primários, investimentos em estratégias para prometer o consentimento dos consumidores e segmentações baseadas em outras variáveis de dados, entre outras questões. 

Outra tendência a ser observada são os avanços em Lucidez Sintético. Novas versões de ferramentas, porquê a do Google Analytics, que utiliza Machine Learning, têm permitido desenvolver campanhas de marketing do dedo ainda mais segmentadas. Quando integradas às ferramentas de anúncios, porquê o Google Ads, a taxa de conversão pode ser ainda maior. Essas e outras ferramentas nunca saem de processos de aperfeiçoamento, portanto, prometem resultados cada vez melhores e contribuem para o sucesso de atuação do do dedo.

Embora as estratégias de SEO sejam imprescindíveis há qualquer tempo para o posicionamento orgânico da empresa nos rankings de procura, agora elas devem ser avaliadas e, talvez, repensadas em função de uma novidade tendência: a pesquisa por voz. Atualmente, mais da metade das pesquisas é feita por voz, que apresenta uma estrutura dissemelhante das pesquisas digitadas. Logo, para se manter em subida no ranking, é preciso adequar essa linguagem.

Porquê quarta tendência, podemos referir a evolução do social selling, que prometem crescer tanto em prestígio quanto em vendas feitas diretamente pelas plataformas. Mesmo que muitas empresas já efetuem suas vendas por canais porquê Facebook e Instagram, as plataformas têm trabalhado para aprimorar alguns recursos e melhorar a experiência para empresas e clientes, fortalecendo ainda mais as ações de marketing do dedo nesses meios.

Porquê quinta e última tendência que cabe destaque está o aumento da presença do WhatsApp no marketing do dedo. Com mudanças importantes anunciadas, principalmente, para a versão Business, a instrumento poderá contribuir ainda mais em termos de oportunidades, impactando diretamente no negócio eletrônico, já que em breve será autorizada a operar porquê forma de pagamento.

* Murilo Borrelli, CEO da ROI Mine, filial de data driven marketing, é mercadólogo pela Universidade Anhembi Morumbi e cursa Master em Marketing e Informação Do dedo na ESPM. 





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