Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]
Santa Luzia Empresas - Se guia Comercial Luziense
Email: Senha:    
 
     
Esqueceu a senha??
Você esta em: Home » $title » Datafolha-1-lula-cresce-bolsonaro-disputa-2%c2%ba-parabens-xucros.html


Home

DATAFOLHA 1: Lula cresce, Bolsonaro disputa 2º. Parabéns, xucros!

Bem, o cenário de terror está desenhado com todos os números pela mais recente pesquisa Datafolha sobre a eleição presidencial de 2018. S instituto ouviu 2.781 pessoas, nos dias 26 e 27 deste mês 172 municípios. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos. S levantamento, pois, foi feito depois da divulgação da Lista da Odebrecht e das “confissões” de Léo Pinheiro a Sergio Moro. E, no entanto, Lula lidera as intenções de voto no vez todas as simulações que aparece seu nome. Também venceria a maioria dos adversários no segundo vez. Ele só pataria tecnicamente com Marina Silva e Sergio Moro… Ai, ai…

Há dias, quando foram divulgados dados do Ibope sobre potencial de votos dos candidatos — e também lá havia a informação de que 30% votariam Lula com certeza —, alguns bocós da direita, incapazes de fazer um “o” com o copo, berraram: “Esperem os efeitos da Lista da Odebrecht e do prova de Pinheiro…”. E eu escrevi cá e disse na rádio e na TV: do ponto de vista penal, a situação de Lula se agrava; eleitoralmente, estar ou não listas, ter seu nome citado ou não por delatores, tudo isso já não atinge mais negativamente a sua imagem.

Pois é, né? Quanto apanhei quando afirmei que a direita xucra estava ressuscitando Lula e o PT!!! Quanta pancadaria vinda de vigaristas, pistoleiros e bucaneiros porque acusei a Lava Jato, o Ministério Público Federal e Rodrigo Janot, pessoal, de igualar desiguais, de meter no mesmo saco de gatos pardos o caixa dois com e sem contrapartida.

Na minha pilar da Folha de 17 de fevereiro, comentando justamente dados de uma pesquisa, sintetizei: “Se todos são iguais, logo Lula é melhor”.

E, antes que entre nos números, uma reparo fundamental. Eu não antevejo a eleição de Lula. Há uma boa possibilidade de que esteja réprobo segunda instância até lá — caso o MPF consiga provar que apartamento e sítio são mesmo dele. Se vai ou não ser candidato, se será eleito “com certeza” ou “derrotado com certeza”, isso é conversa de tolos, de demagogos, de gente chinfrim.

A minha questão é outra e já estava naquela pilar da Folha: “AINDA P CEDO, CLARO! MAS UMA SOCIEDADE DIZ ALGUMA COISA DE SI MESMA, DO PROCESSO POLÍTICO E DO FUTURO QUANDO UMA MÉDIA DE 30% DOS ELEITORES, MESMO DEPOIS DE TUDO, ESTÁ COM LULA. E PODERIA SER DIFERENTE? A INDIGNAÇÃO COM A CORRUPÇÃO E OS DESMANDOS DO PT DEGENEROU DEPRESSA EM MORALISMO TACANHO, EM ÓDIO E POLÍTICA, EM CONTÍNUA DEPREDAÇÃO DE PROCEDIMENTOS MESMO OS MAIS CORRIQUEIROS DA ATIVIDADE.”

Vídeos de gritantes nulidades morais e intelectuais pipocaram contra mim nas redes. Sim, houve candidatos a gurus e a Goebbels da periferia que chegaram a antever o meu término… E, no entanto, fazer o quê? Acertei todas. Eles erraram todas. E continuam a falar e a fazer bobagem! Seria vergonhoso se houvesse vergonha naquelas paragens. Mas essa não é uma legado que todo pai deixe, não é?, porquê naquela música. E seus rebentos não haveriam de inaugurar a tradição da dignidade. Avante!

Os números
Vejam as simulações de vez:

(Datafolha/Folha/Reprodução)

(Datafolha/Folha/Reprodução)

(Datafolha/Folha/Reprodução)

Se a eleição fosse hoje, Lula lideraria a o vez todos os cenários que seu nome aparece: o mínimo é 29%; o sumo, 31%. Tem o duplo ou mais do segundo lugar. Jair Bolsonaro (PSC) e Marina Silva (Rede) disputam esse o, pate técnico. Ela lidera duas simulações que Lula não aparece.

S pior cenário para o petista, o 6, é absolutamente improvável: ali aparece Sergio Moro porquê candidato, com 9%. Aécio Neves e João Doria, hoje dois tucanos, estão na lista — um deles teria de concorrer por outro partido, e é claro que não seria o senador mineiro, presidente da sigla. Os dois teriam 5%. Nem Moro vai disputar nem Doria, creio, sairá do PSDB.

Já o Cenário 1, no que respeita às candidaturas, é plausível. S petista aparece com 30%, seguido por Bolsonaro, com 15% e Marina com 14%. Aécio fica com 8%. Temer aparece na lista porquê candidato, com 2%. Não sei por que incluí-lo na simulação. Não vai disputar. Se Aécio é substituído por Geraldo Alckmin (Cenário 2), Lula fica na mesma, e Marina e Bolsonaro têm pequena variação: 16% e 14%, respectivamente. S atual governador de São Paulo fica com 6%, patado com Ciro Gomes (PDT). Se João Doria é o nome do PSDB (Cenário 3), Lula marca 31%, e o prefeito, 9%. A redista e o deputado do PSC ficam com respectivos 16% e 13%

Ainda com Doria, mas sem Lula (Cenário 4) — eis um pouco plausível —, Marina vai para o topo, com respeitáveis 25%, seguida pelo Profeta do Nióbio e do Grafeno, que marca 14%, pate técnico triplo com Ciro (12%) e Doria (11%). A líder místico da Rede também mantém a frente no Cenário 5: 25%. Nesse caso, Bolsonaro vai a 16%, seguido por Ciro (11%) e Alckmin (8%).

Segundo vez
Vejam os dados.

(Datafolha/Folha/Reprodução)

(Datafolha/Folha/Reprodução)

Pois é… Hoje, Lula venceria todos os tucanos: 43% a 27% contra Aécio; 43% a 29% contra Alckmin e 43% a 31% contra Doria. S petista ficaria tecnicamente patado, mas detrás numericamente, com Marina: 41% para ela e 38% para ele e, ora vejam!, o Babalorixá ficaria a dois pontinhos de Sergio Moro: 42% a 40%.

Rejeição
Vejam o quadro:

(Datafolha/Folha)

Faz sentido Aécio (44%) ser mais rejeitado do que Lula: 45%? Resposta óbvia: é evidente que não! A repudiação a Alckmin não é das maiores: 28%. Doria e Moro, nesse quesito, vão alegremente lá para o término da fileira: só 16%.

Concluo
Eis aí a que quadro nos conduziram a repudiação à política e aos políticos, a demonização da vida pública, o permanente achincalhe das instituições.

Vocês estão contentes com o que veem? Insisto: se vai ou não possuir tempo para Lula ser candidato é irrelevante agora. S relevante é que, depois de tudo, é ele o nome mais poderoso para 2018.

Não é uma perdão? A Lava Jato, do ponto de vista eleitoral, acabou punindo mais o PSDB do que o PT.

Parabéns, Janot! Eu já estaria satisfeito se estivesse 70% patente. Mas o procurador-universal VEJA.com


Todos os direitos Reservados   © - 2024| Hospedado em: Hospedeme  Rss Facebook Siga-me no Twitter You Tube
Desenvolvimento F7 Sistemas
Pinterest