Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]
Santa Luzia Empresas - Se guia Comercial Luziense
Email: Senha:    
 
     
Esqueceu a senha??
Você esta em: Home » $title » Da-escola-do-sebrae-para-o-estrelato-dos-games.html


Home

Da Escola do Sebrae para o estrelato dos games

O game designer Rafael Morado, ex-aluno da ETFG do Sebrae Minas, é um dos criadores do consagrado jogo eletrônico Splinter Cell
O publicitário e game designer mineiro Rafael Morado, 34 anos, virou notícia nacional após se tornar um dos produtores do Tom Clancy´s Splinter Cell: Blacklist, um jogo que virou febre no circuito mundial de vídeo games. O Splinter Cell é uma franquia famosa sobre espionagem, do estúdio francês Ubisoft, um dos maiores do mundo, criada em 2002. Na série, o protagonista – o agente fictício Sam Fischer, da NSA – tem que se mover silenciosamente e eliminar os inimigos de forma discreta. Detalhe: a NSA existe de fato. Era lá que trabalhava Edward Snowden, o mais badalado espião do momento. O game do Rafael é a sexta versão da franquia, que já saiu para múltiplos consoles, como o Playstation, da Sony, e o Xbox, da Microsoft. Juntos, os jogos já venderam mais de 22 milhões de cópias.

Rafael, o novo astro dos games, é ex-aluno da Escola Técnica de Formação Gerencial (ETFG) do Sebrae Minas, onde se formou em 1998. Nascido em Belo Horizonte, após se formar na ETFG, estudou Cinema e se mandou para Paris. “Ele sempre se mostrou muito inteligente, dono de espírito arrojado e inovador”, atesta a educadora e analista técnico do Sebrae Minas, Edelweiss Petrucelli Carayon de Barros. Na França, Morado fez mestrados (um deles específico sobre game designer) e conseguiu um estágio na Ubisoft. Em seguida, foi trabalhar na Produção e ficou por lá durante cinco anos. Depois, mudou-se para Montreal, onde vive e trabalha há dois anos e meio.

Ao falar com nossa reportagem, no último dia 6, Morado estava em Belo Horizonte, a caminho do aeroporto. Voltava para o Canadá. Seus planos para o futuro? “Trabalhar. O campo para um game designer é ilimitado e temos muitos planos pela frente”. E como foi atuar com uma série consagrada como o Splinter Cell? “Foi massa. Todo mundo que joga vídeo game conhece esta série, que é antiga e clássica. Afinal, quem não quer fazer o Sam Fischer? É muito legal. A equipe é super bacana. É tudo muito tranquilo”. Qual a recomendação daria para quem quer desenvolver games? “Estudar e jogar muito. Não compre jogos piratas. Seja apaixonado, seja paciente. Não é difícil”.

Indagado sobre ter se tornado celebridade, após estudar na ETFG, ele demonstrou humildade: “Há alguns colegas meus daquela Escola que se destacaram muito mais em suas ocupações”. De qualquer forma, Morado quer dividir e expandir seus conhecimentos. Em dezembro ele estará novamente em Belo Horizonte, de férias. E quer aproveitar a oportunidade para um encontro com alunos da ETFG, onde contará suas experiências.

Assessoria de Imprensa do Sebrae Minas – (31) 3379.9278
Fonte:RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias Mato Grosso


Todos os direitos Reservados   © - 2024| Hospedado em: Hospedeme  Rss Facebook Siga-me no Twitter You Tube
Desenvolvimento F7 Sistemas
Pinterest